A palavra ortodontia vem da junção das palavras ORTHOS "correto" e ODONTO "dente", muito embora se pense que a ortodontia é uma ciência recente, foram encontrados artefatos ortodônticos rudimentares em túmulos Egípcios e Maias, assim sendo, comprovou-se que o interesse pela normalização dos dentes já vem de longa data entre nós.
Um grande salto na ortodontia foi dado pelo Prof. Dr. Edward Hartley Angle (1855-1930) que estabeleceu as bases para esta nova ciência. A partir do inicio do século a ortodontia tomou status de especialidade sendo desde então um campo fecundo para a solução de problemas dento-esqueléticos. Algumas décadas depois a ortodontia chegou ao Brasil e difundiu-se em nosso país graças a altíssima qualificação dos dentistas brasileiros e ao que parece ser um talento nato a estes profissionais que se destacam em todo o mundo pela excelência de seu trabalho.
A ortodontia usa de diversos tipos de aparelhos para proporcionar um resultado estético e funcional bom em seus pacientes. Entre estes estão os aparelhos removíveis de diversas finalidades, os aparelhos extra-bucais e obviamente os aparelhos fixos. Estes últimos são compostos basicamente de fios metálicos que podem ter diversas composições e formatos conforme as necessidades da mecânica ortodôntica empregada e a técnica utilizada pelo profissional.
As pecinhas (brakets) são coladas aos dentes por resinas e alta resistência, dentro destas pecinhas há canaletas (slots) onde são inseridos fios ortodônticos que vão "guiar" as movimentações dos dentes. Os fios são presos aos brakets por ligaduras elásticas de diversas cores (elastics). Usando destes artifícios e outros mais os profissionais da ortodontia podem levá-lo a um alto grau de satisfação em seu tratamento ortodôntico. Devemos sempre lembrar dos aspectos sociais que estão envolvidos com a ortodontia. A impossibilidade de sorrir gera uma série de transtornos, tolhendo o individuo de viver a plenitude de sua felicidade. Isso se reflete nas oportunidades que são perdidas, seja uma boa vaga em um emprego ou um grande romance que se perde pelo simples fato de o paciente sentir-se incapaz de sorrir.
Enfim, se você tem um problema ortodôntico, talvez este seja o momento para que juntos possamos lhe tornar uma pessoa mais feliz. Confira abaixo e no tópico "ortodontia" alguns casos clínicos que proporcionaram um belo sorriso aos nossos pacientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário